Dúvidas dos alunos da disciplina de Sistemas Operativos

Caro Aluno,
Este Blogue inclui algum do conteúdo das aulas práticas. Em caso de dúvida, coloca um comentário na mensagem correspondente. Serei automaticamente avisado pelo Blogue e responderei assim que for possível.

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Virtualização: Virtual PC ou Virtual Box?

Sou um adepto do uso do conceito de virtualização, quer como plataforma de simulação de hardware, onde podemos executar múltiplos sistemas operativos e aplicações de forma controlada e isolada, quer como forma de agregação de recursos que depois são disponibilizados de uma forma abstracta, como um único recursos de grande capacidade e fiabilidade.

No primeiro conceito inclui-se o software de virtualização VMWare, VirtualPC e VirtualBox. Todos eles excelentes para testar outros sistemas operativos ou usar como plataforma de desenvolvimento de aplicações e testes, sem estragar nada na nossa máquina.

Se quisermos correr uma máquina virtual (guest) com sistema operativo da Microsoft (XP, Windows Server, Vista, etc) numa máquina (host) com Windows, o melhor será apostar no Virtual PC 2007, disponível gratuitamente em http://www.microsoft.com/virtualpc

No caso em que quisermos instalar uma máquina virtual (guest) com Linux (2.4 e 2.6), OpenBSD, Windows (NT 4.0, 2000, XP, Server 2003, Vista), DOS/Windows 3.x então é melhor escolher o VirtualBox, pois estão disponíveis versões para correr em (host) Windows, Linux, Macintosh e OpenSolaris. Isto é, quando criar uma máquina virtual, esta pode ser transportada para outras máquinas (host), logo que o VirtualBox seja compatível com o sistema operativo da máquina. Para isto, basta copiar o ficheiro de configuração para a outra máquina e abri-lo no VirtualBox lá instalado.
O Virtualbox está disponível para download em http://www.virtualbox.org/. No site podemos encontrar manuais muito completos e muitas dicas.

Durante alguns anos, usei máquinas virtuais a correr em Virtual PC 2004, para preparar as minhas aulas de sistemas operativos. Este ano, fiz alguns testes exaustivos de instalação no Virtual PC 2007, de versões mais recentes das distribuições Linux (Fedora, Ubuntu, Open Suse) e identifiquei alguns problemas novos de compatilidade. Ao contrário do que era habitual, os forums de discussão e os sites das distribuições Linux deixaram de apostar nesta ferramenta da Microsoft e não há soluções ou novos "patch's" para os Kernels a correr nas máquinas virtuais Virtual PC. Entretanto, a Microsoft passou a dar suporte às distribuições comerciais como o Suse e Red Hat.
Na sequência disto, decidi adoptar o VirtualBox (http://www.virtualbox.org/), que também é disponibilizado como Open Source. Existe uma versão comercial para Windows que pode ser descarregada da Internet (http://www.virtualbox.org/wiki/Downloads) e cujo licenciamento permite o uso de forma gratuita para uso pessoal, avaliação e académico (http://www.virtualbox.org/wiki/VirtualBox_PUEL).

Acabei de ler que a Sun Microsystems anunciou que vai comprar a innotek, a empresa responsável pelo desenvolvimento da versão comercial e open source do VirtualBox. Boas ou más notícias para os utilizadores do Open Source?

3 comentários:

Anónimo disse...

Nova versão do VirtualBox for Windows 1.5.6.

Download: http://www.mediafire.com/?4imjfdyfa4d

Manual em ingles: http://195.34.175.98/download/UserManual.pdf

Aires disse...

Obrigado Bruno Melo.
Em cima do acontecimento :-)

Luiz Melo disse...

Sou aprendiz na área e tenho pesquisado ultimamente sobre virtualização "portable".
Tenho o "unofficial" 'VMware workstation 7.0 portable', mas não consegui fazer ele funcionar direito. Ele abre direto do pendrive, permite selecionar uma máquina virtual, mas na hora de abri-la, pede o serial do workstation. Apesar de ter tentado inserindo várias seriais diferentes do respectivo programa, não consegui fazê-lo funcionar. Fiz e refiz todos os passos de descompactação e uso, mas acho que devo estar fazendo algo errado, pois no site que baixei ele ao que parece várias pessoas conseguiram.
Estou planejando como alternativa, testar os também "unofficial" 'Virtual Box portable' e 'Virtual PC'.
Já testou algum deles? Se sim, que tipo de limitação eu terei em relação aos progamas que são instalados? E o 'VMware portable' e sua variante 'VMware player portable' tem algo a falar sobre eles? obrigado.