Dúvidas dos alunos da disciplina de Sistemas Operativos

Caro Aluno,
Este Blogue inclui algum do conteúdo das aulas práticas. Em caso de dúvida, coloca um comentário na mensagem correspondente. Serei automaticamente avisado pelo Blogue e responderei assim que for possível.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Criar uma máquina virtual no VirtualBox

O primeiro passo é escolher um nome sugestivo e depois identificar no VirtualBox (VBox) qual o tipo de Sistema Operativo. A partir desta indicação, o VBox sugere uma configuração de RAM e o tamanho do disco virtual.

Um factor crítico é a memória RAM e o espaço em disco disponível, pois a máquina virtual (guest) vai retirar RAM à máquina hospedeira (host) e vai precisar de espaço em disco. Se quisermos instalar um sistema operativo numa máquina virtual com 512MB RAM, é aconselhável ter mais 256MB RAM para que o SO e os programas da máquina host possam executar. Para uma instalação de Linux completa, há que arranjar 3 a 4 GB de disco.
Na fase seguinte, escolhe-se a pasta no disco onde se pretende guardar o ficheiro do disco (.vdi ou .vmdk) e que vai guardar todos os programas e dados que constituem a máquina virtual. Aconselho a criar discos de expansão dinâmica, pois vão aumentando (e ocupando espaço em disco) à medida que vamos instalando programas e copiando/criando ficheiros.

Depois... é melhor ver o vídeo que criei, pois para além de poupar no "teclado", as imagens são suficientemente esclarecedoras.

O primeiro video, mostra como se cria a máquina (download aqui - aprox 3,6MB).


O próximo vídeo, mostra como se faz a configuração do "hardware" virtual da máquina acabada de criar (download aqui - Aprox. 4,7MB).

Sem comentários: