Dúvidas dos alunos da disciplina de Sistemas Operativos

Caro Aluno,
Este Blogue inclui algum do conteúdo das aulas práticas. Em caso de dúvida, coloca um comentário na mensagem correspondente. Serei automaticamente avisado pelo Blogue e responderei assim que for possível.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Instalação do VirtualBox

Aqui vão mais umas dicas sobre VirtualBox.

Download do VirtualBox
No site, faça o download da versão mais adequada (Windows, Linux, OS X para MAC). É importante também descarregar o manual e tê-lo sempre disponível explicar como se faz a configuração, responde à maioria das questões e apresenta dicas para a maioria das situações.
Um dos meus alunos já instalou a versão para Mac (com processador Intel) e funciona.

Instalação
No Windows, a instalação, é de “carregar pela boca”. Aconselho a ler o capítulo 2 do manual e ver como se instala em cada um dos sistemas operativos (SO) host.

Configuração
O VirtualBox em si não precisa de muitas configurações. No menu “Ficheiro->Preferêncais”, pode configurar quais as pastas que o VirtualBox vai usar, se quer usar as extensões do CPU para melhorar a performance, recorrendo às extensões VT-x da Intel e AMD-V, existentes em alguns CPU’s. Pode também configurar a tecla de “Entrada e Saída” na máquina virtual (CTRL Direito) ou ainda o idioma.

Outra zona de configuração é a opção “Ficheiro -> Gestor de Discos Virtuais”, onde pode gerir vários discos virtuais acessíveis pelas máquinas virtuais, incluindo imagens ISO de CD/DVD e de disquete. Na imagem podem-se ver vários discos de máquinas virtuais (Windows Vista, Linux Ubuntu, Windows XP).

O próximo "post" vai ser sobre configuração de máquinas virtuais.

Sem comentários: