Dúvidas dos alunos da disciplina de Sistemas Operativos

Caro Aluno,
Este Blogue inclui algum do conteúdo das aulas práticas. Em caso de dúvida, coloca um comentário na mensagem correspondente. Serei automaticamente avisado pelo Blogue e responderei assim que for possível.

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Speedmeters - Como validar a Largura de Banda Contratada

Qual o melhor site "independente" para testar a largura de banda de acesso à Inernet?
No final de Janeiro, tive na minna casa dois serviços de acesso à Internet em simultâneo: NETCABO e SAPO ADSL (ambos a ainda a 2MB) e decidi comparar a performance dos dois serviços.
Comecei pelo Speedmeter da FCC (http://speedmeter.fccn.pt/) e verifiquei que os valores obtidos para os dois serviços eram muito diferentes. A SAPO estava sempre em vantagem (aprox. 1.6MB), mas a NETCABO variava entre 0.5 e 1.3MB (aprox.).
Ao testar outros Speedmeters, como o (http://www.speedtest.net/) e o (http://www.auditmypc.com/) verifiquei que obtinha valores muito próximos, o que me leva a concluir que a independência da FCCN pode não ser assim tanta.

O meu conselho: usa o http://www.speedtest.net/.

3 comentários:

Anónimo disse...

Era mesmo o que estava à procura.
obgd.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Não entendo isto como uma questão de independência.
Parece-me sim, que a fccn tem um circuito PT, logo é natural que os testes dentro deste operador tenham melhores resultados.
Quanto ao speedtest.net, este dá-me a ideia, que têm serviços a correr em servidores de vários operadores, dando assim um resultado mais fiável, porque permite fazer um teste dentro da rede do operador.
Já agora, parabéns pelo blog. Não sou seu aluno, mas como trabalho na área, e sou adepto do linux, gosto sempre de ver blogs deste assunto e trocar ideias.
Na minha profissão, trabalho principalmente com rede (redes cisco principalmente), mas tento sempre incluir o pinguim no meu dia a dia.

Abraço,

MA