Dúvidas dos alunos da disciplina de Sistemas Operativos

Caro Aluno,
Este Blogue inclui algum do conteúdo das aulas práticas. Em caso de dúvida, coloca um comentário na mensagem correspondente. Serei automaticamente avisado pelo Blogue e responderei assim que for possível.

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Converter um disco rígido num disco virtual VHD ou VMDK

Este artigo explica como converter uma máquina real/física numa máquina virtual, recorrendo ao utilitário Winimage. Estas instruções podem ser úteis nos seguintes casos:
• Quando temos lá em casa (e na empresa) uma máquina com uma aplicação ou uma configuração de um sistema operativo já obsoleto, e que nos obriga a manter eternamente a máquina, só para utilizar ou consultar algumas vezes?
• Queremos testar um upgrade/migração ao sistema operativo ou a uma aplicação, com uma configuração “idêntica” à real, mas num ambiente controlado e sem riscos.

O artigo foi escrito usando como exemplo uma migração de uma máquina com Windows XP.

Em primeiro lugar, descarregue de o pequeno utilitário WINIMAGE (http://www.winimage.com/download.htm), que é um shareware, disponível gratuitamente para testar durante 30 dias, mas que oferece todas as funcionalidades que precisa. A versão que usei (8.10) só tem 699KB.

Depois de instalar, execute o programa e escolha no menu “Disk” a opção “Creating Virtual Hard Disk Image from Physical drive” (criar um disco rígido virtual a partir de um disco físico).


O passo seguinte é escolher o disco que se pretende virtualizar. Para poupar espaço, escolha “Create Dynamically Expanding Virtual Hard Disk” (Criar um disco virtual dinamicamente expansível), pois a imagem só ocupa em disco o espaço ocupado pelo dados existentes no disco.
*figura 2*
Depois indique escolha um nome para o ficheiro com o disco virtual e guarde-o de preferência noutro disco (p.xº um disco externo). Se pretender utilizar o Virtual PC ou o Virtual Server, escolha o formato VHD. Se pretender usar o VMWARE ou o VirtualBox, seleccione o formato VMDK.
*figura 3*

O passo seguinte demora algum tempo e consiste na criação do disco virtual (no exemplo “disco-da-joana.vmdk”).
*figura 4*

Depois de criado o disco virtual (o ficheiro), é necessário configurar/criar uma máquina virtual no software de virtualização. Para além de atribuir á máquina virtual memória adequada para correr o software que existia na máquina real, indique como disco rígido da máquina virtual, o ficheiro criado com o WinImage (exº . “disco-da-joana.vmdk”).
Quando a máquina virtual arranca (boot), vem a parte mais complexa.
Complexa porque a operação que estamos a fazer é similar á transferência de um disco físico entre máquinas diferentes e com hardware diferente. É preciso recordar que o software de virtualização, virtualiza o hardware e este hardware nunca é igual ao hardware da máquina real onde o sistema operativo estava instalado. Por isto, as instruções a seguir são similares à da transferência de discos entre máquinas.

Assim, quando a máquina virtual arranca, o sistema operativo que está instalado no disco vai detectar que o hardware não é idêntico ao que tinha da última vez este executou e pode não reconhecer o hardware porque não tem os drivers adequados.

Se estiver a usar o XP, é provável que este não execute, porque para além do problema dos drivers, parece-me que actua um sistema anti-cópia da Microsoft . Para resolver o problema, é necessário fazer uma reparação do sistema operativo instalado na máquina virtual, usando o CD original do Windows XP (não se esqueça de ter a chave/licença de activação à mão).

Agora siga as instruções no post "Reparar uma instalação do Windows XP"

As instruções seguintes aplicam-se também para trocas de discos rígidos com o Windows XP instalado, quando se move um disco para um novo computador ou se converte um disco rígido em disco virtual.

Divirta-se.

Sem comentários: