Dúvidas dos alunos da disciplina de Sistemas Operativos

Caro Aluno,
Este Blogue inclui algum do conteúdo das aulas práticas. Em caso de dúvida, coloca um comentário na mensagem correspondente. Serei automaticamente avisado pelo Blogue e responderei assim que for possível.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Converter Discos Virtuais Microsoft (VHD) em Discos Virtuais VMWare (VMDK), compatíveis com VirtualBox (VDI)

Aqui vão umas dicas para converter os discos virtuais criados para o Virtual PC e Virtual Server, em discos compatíveis com o VirtualBox e VMWare.

Antes, convém recordar que a Microsoft usa o formato VHD, a VMWare os VMDK e o VirtualBox quando cria um disco, cria-o com o formato VDI, mas também utiliza (lê e escreve) discos VMDK, criados pelo VMWare.

Em primeiro lugar, descarregue de o pequeno utilitário WINIMAGE (http://www.winimage.com/download.htm), que é um shareware, disponível gratuitamente para testar durante 30 dias, mas que oferece todas as funcionalidades que precisa. A versão que usei (8.10) só tem 699KB.

Execute o Winimage e no menu “Disk”, escolha a opção “Convert Virtual Hard Disk Image”. Localize no disco o ficheiro .VHD e abra-o.
Depois escolha o caminho onde deseja guardar o novo disco virtual, dê um nome ao disco (.VMDK) e escolha que tipo de disco pretende (fixo, dinâmico). Aguarde enquanto se processa a conversão.

Quando a conversão terminar, abra o VirtualBox, no menu “Gestor de Discos Virtuais”, inclua o novo disco .VMDK. Crie uma nova máquina virtual com características similares à que usada o disco .VHD, associe o disco acabado de converter e “inicie” a máquina virtual.

Foi assim, que converti o Windows Vista para correr no VirtualBox.

1 comentário:

Unknown disse...

Caro professor. Assim, é fácil. Experimente fazer o mesmo com o recovery disk de um vista instalado.