Dúvidas dos alunos da disciplina de Sistemas Operativos

Caro Aluno,
Este Blogue inclui algum do conteúdo das aulas práticas. Em caso de dúvida, coloca um comentário na mensagem correspondente. Serei automaticamente avisado pelo Blogue e responderei assim que for possível.

sábado, 29 de março de 2008

Testar o Windows Vista gratuitamente

A Microsoft disponibiliza o Windows Vista num disco virtual (VHD) durante 30 dias para testes. Trata-se de uma forma de conhecer as funcionalidades do Windows Vista sem ter instalar num PC ou ter que fazer um upgrade do seu sistema operativo.

Para isto vá à página de download "Microsoft Windows Vista 30-Day Eval VHD", fazer o download dos ficheiros e depois criar uma máquina virtual no Virtual PC ou Virtual Server. A Microsoft aconselha que reserve de 10GB de disco e 1GB de RAM para a máquina virtual.

Mas as coisas não são assim tão directas... Se não tiver alguém com as imagem descarregada, terá que passar pelas seguintes etapas: Autenticar-se com uma conta Windows Live ID, preencher um formulário com informação pessoal, assinalar algumas opções e depois então passa à página de download. Nesta página, encontra 18 links para download. Cada link corresponde a uma parte do ficheiro .RAR que depois de descompactado (depois de descarregar, basta carregar no primeiro ficheiro Vista.part01.exe" para o processo se iniciar) produz o ficheiro "vista.vhd" com 5GB e mais 3 ficheiros com dados sobre a licença, um readme e um .vmc.

Realizei o teste no VitualPC e no VirtualBox. Curiosamente, a máquina virtual com maior performance foi executada no... VirtualBox!

No próximo "poste" explico como se converte um ficheiro VHD em formato compatível VirtualBox.

Sem comentários: