Dúvidas dos alunos da disciplina de Sistemas Operativos

Caro Aluno,
Este Blogue inclui algum do conteúdo das aulas práticas. Em caso de dúvida, coloca um comentário na mensagem correspondente. Serei automaticamente avisado pelo Blogue e responderei assim que for possível.

domingo, 2 de março de 2008

Instalação do openSUSE no Virtualbox

Para se proceder à instalação do Linux como “guest” numa máquina virtual no VirtualBox é necessário previamente:
- Criar a máquina virtual;
- Fazer o download da imagem do CD ou DVD ISO do openSUSE;
- Adicionar a imagem ISO ao conjunto de discos virtuais “visíveis” pelo VirtualBox, recorrendo ao “Gestor de Discos Virtuais” (a imagem seguinte, mostra as imagens de do DVD e CD GNOME do openSUSE e o ficheiro ISO VBoxGuestAdditions).

Ainda antes de “iniciar/ligar” a máquina virtual é necessário configurar o hardware da máquina virtual, montando o CD ou DVD que queremos usar para instalar o Linux. No filme que disponibilizo, depois de seleccionar a máquina virtual, selecciono “geral” e depois de verificar que os discos rígidos (virtuais), passo à montagem do drive de CD/DVD. Neste caso, utilizo as imagens ISO descarregadas da Internet, colocado previamente no “Gestor de Discos Virtuais” e seleccionados no campo “Ficheiros de Imagem” (no exemplo uso a imagem ISO do CD com interface gráfico GNOME).
Depois dos passos anteriores, inicio (ligo a máquina) aos 40segs e esta faz “boot” da imagem do CD. Os passos seguintes são os habituais numa instalação de um sistema operativo.

Download do video aqui (4.6MB)

2 comentários:

Anónimo disse...

Bom Tarde,
Professor depois de fazer o download do ficheiro OpenSUSE Aula comprimido, dá-me um erro quando estou a descomprimir.
"CRC failed in openSUSE Aula\openSUSE-Aula.vdi
Unexpected end of archive"

Cumprimentos,

João Paulo Ferreira

Aires disse...

Houve um erro na transferência do ficheiro para o servidor. Até à hora da aula termino a transferência, que está a ser feita a 12KB/s. O ficheiro original tem 934.497KB